segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Indie Games

Não é de hoje que os jogos indie vem se destacando na indústria de games. Com uma arrecadação anual maior que as indústrias cinematográfica e fonográfica, graças a jogos de grandes empresas como Call of Duty, GTA V, Halo, etc há também espaço para o outro lado da moeda. Esses jogos desenvolvidos por pequenos estúdios ou mesmo por uma ou duas pessoas, buscam nas suas limitações e vontade de inovar, se destacar entre os demais.
Fiz uma pequena lista dos jogos que JÁ JOGUEI (por isso jogos super conhecidos e importantes para o gênero como Super Meat Boy, Braid, Limbo não estão nessa lista).


Undertale
Atual queridinho da crítica e público, este jogo lançado no segundo semestre do ano passado é um RPG não muito convencional, pois todo o combate pode ser resolvido na conversa e não apenas na porrada. A opção de poupar seus adversários nos combates influência na história, que é bem simples na verdade: antigamente a terra era co-habitada por humanos e monstros, que por sua vez foram banidos para o sub-solo, quando uma criança (provavelmente nos dias atuais) caí no submundo ela precisa voltar para casa. O humor presente na história e seu aspecto retrô, fazem o jogo de Toby Fox uma pequena joia dos games.


Out There Somewhere
Feito pelo estúdio brasileiro Miniboss (composto basicamente por Pedro Medeiros e Amora B.), lançado originalmente em 2012, e depois uma nova versão para a Steam em 2014. Este jogo tem uma mecânica muito legal, para resolver os puzzles e sair do planeta onde o protagonista Yuri caiu com sua nave, é necessário usar sua arma de teletransporte. Uma pena ser tão curto, mas vale a pena pela diversão e por ser tão barato e bem feito. O Miniboss, vem ganhando bastante destaque internacional, e outro jogo que vale a pena ser conferido se você ainda não conhece é Towerfall Ascension (apenas a arte do game é feita estúdio). Em breve teremos um novo jogo feito por eles: Skytorn.


To the Moon
Outro game brasileiro! Encabeçado por Kan Gao, o Freebird Games, fez esse jogo utilizando o RPG Maker, uma ferramenta bem simples e básica, mas a jogabilidade aqui fica em segundo plano, é a história que faz este jogo se destacar. Como diz a sinopse do site oficial "To the Moon é um RPG de Aventura independente, contando a história de dois doutores que viajam pelas memórias de um homem à beira da morte, tentando realizar seu último desejo." 10/10 no quesito emoção. E para a alegria da nação, uma continuação foi anunciada: Finding Paradise.


FEZ
O mais famoso e bem sucedido desta singela lista, feito por Phil Fish e distribuído pela Polytron Corporation. Deste sua primeira aparição como demo, lá em 2007 ele já fez barulho, mas foi lançado só em 2012. O estágio final de produção pode ser conferido em Indie Game: The Movie (que também conta com participação dos criadores de Super Meat Boy e Braid), e tanto stress fez seu criador se afastar desta indústria, aparentemente. Falando do jogo em si, com um visual muito colorido e bonito, cheio de pixels, o protagonista, Gomez, vive num mundo 2D, mas ao receber o chapéu mágico que dá nome ao jogo ele consegue visualizar seu mundo em 3D. O jogador pode virar o cenário, literalmente, para resolver os puzzles.


Cave Story
Criado por Daisuke Amaya e lançado em 2004, este jogo já pode ser considerado um clássico do gênero. Com personagens fofos e apelando pra nostalgia de quem jogou muito Megamen, Super Mario e Metroid, Cave Story enche de alegria o coração de quem o joga. Com o sucesso uma versão para Nintendo 3DS saiu em 2011. Com momentos engraçados, vilões estranhos e uma trilha sonora marcante, merece muito ser jogado.

Esta foi uma pequena lista, baseada no meu gosto pessoal, e nos que tive a oportunidade de jogar (quando jogar mais faço outra lista). Entrem nos links, vejam os vídeos dos jogos, tirem suas próprias conclusões, mas que os indie games tem muito a oferecer a indústria dos games, isso tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página